Você recebeu uma oferta de emprego em Malta. E agora?

Parabéns!

O seu novo empregador poderá guiá-lo pelos próximos passos a seguir. Nesta postagem, discutiremos o que você pode esperar.

Escolhendo onde morar

Seu empregador pode lhe dar algumas ideias sobre os melhores locais para procurar acomodações ou onde morar. Ouça esses conselhos, pois são baseados na experiência de outros funcionários.

Em geral, a maioria das agências imobiliárias de Malta oferecem o serviço de auxílio para encontrar um imóvel para alugar. Pense se deve morar perto do seu local de trabalho, para evitar o deslocamento entre sua casa e o trabalho, e se o transporte público oferece uma rota direta para lá.

Ao escolher o local, tenha em mente que o transporte pode ser um pouco lento durante os horários de pico, por isso pode valer a pena escolher um lugar mais próximo do seu local de trabalho. Se você for trazer os filhos, considere também onde você quer que eles estudem, já que o seu endereço será o principal fator determinante.

Verifique com o seu futuro locador quais serviços públicos estão instalados, para os quais existe apenas um fornecedor de água e energia.  O aluguel inclui água e energia elétrica? Quais são os procedimentos para telefone, TV e internet? Você provavelmente vai precisar resolver isso por sua conta. Existem três provedores: Go, Vodafone ou Melita.

Cartão de residência

Qualquer pessoa que planeja residir em Malta por um período maior do que três meses deve solicitar um cartão de e-residência, sejam cidadãos de países da UE/EEE/Suíça ou cidadãos de outros países. Verifique o processo de candidatura mais atualizado com a Identity Malta.

Autorização para trabalhar

Todos os trabalhadores estrangeiros precisam de uma autorização para trabalhar em Malta. No caso de cidadãos da UE, ela será concedida automaticamente.

Pessoas de países não pertencentes à UE que desejarem residir e trabalhar em Malta precisam se inscrever através de uma candidatura para Autorização Única. Ela permite que uma pessoa trabalhe com um empregador específico para realizar um trabalho específico. É melhor verificar o processo de candidatura mais atualizado com a Identity Malta.

No caso de Cidadãos de Países Terceiros altamente especializados com um salário bruto anual de pelo menos € 30.000, existe um serviço rápido (KEI) para o processamento de candidaturas que podem ser enviadas enquanto o candidato ainda está fora do país.

Nesses casos, o seu empregador pode orientar você e auxiliá-lo.

Conta bancária

Algumas pessoas reclamam do processo demorado de abertura de uma conta bancária em Malta. Os dois maiores bancos são HSBC Malta e Bank of Valletta, e eles possuem agências em todas as principais cidades e vilarejos. Bancos menores, como APS, Banif, Lombard Bank, costumam ser mais amigáveis e ágeis. Outras alternativas incluem a abertura de uma conta PostaPay em qualquer agência do correio de Malta ou abrir uma conta Revolut.

Contrato de trabalho

Será oferecido a você um contrato de trabalho por prazo indefinido ou determinado, de período integral ou meio período. Leia os termos e condições com atenção antes de assinar e peça esclarecimentos se necessário. Espera-se que os primeiros 6 a 12 meses de um contrato de prazo indefinido sejam um período de experiência, durante o qual o seu empregador não precisa de motivo para rescindir o contrato.

Impostos

Malta possui alguns acordos de dupla tributação com determinados países, o que significa que pagar os impostos em Malta permite que você deixe de pagá-los no seu país. Verifique com a sua autoridade fiscal antes de sair do país.

Transporte

Circular de transporte público ou com o seu próprio carro pode ser uma dor de cabeça durante os horários de pico. No entanto, as coisas estão melhorando. Se você usa transporte público, não deixe de fazer o Tal-Linja Card, que diminuirá significativamente o custo do deslocamento. Para dirigir, os carros malteses circulam pela esquerda (embora alguns afirmem que eles circulam pela sombra). Todos os carros devem ter seguro, e os motoristas precisam de uma Carteira de Motorista. São aceitos os documentos de motorista da UE.

 

Assistência médica

Residentes de fora da UE precisam de seguro saúde, mas apenas para o primeiro ano morando e trabalhando em Malta. Depois disso, são elegíveis para tratamento gratuito. Alguns empregadores consideram a oferta de seguro médico privado para o primeiro ano como parte do pacote.

Escolas

Se você planeja vir com crianças pequenas, estão disponíveis estabelecimentos de jardim da infância, gratuitos, para todas as crianças de três a cinco anos de idade. Depois dessa idade, a educação em Malta é de alto nível, seja nas escolas do governo (gratuitas) ou nas escolas privadas e religiosas.

Quer conversar mais conosco a respeito? Se quiser, envie um e-mail para info@personasrecruiting.com